A razão pela qual a humanidade progride encontra-se no sentido imperativo do que estamos vivenciando no aqui e no agora; onde nós estamos nesse momento nunca parece ser bom o suficiente. A humanidade tem a sensação constante de que deve haver algo que é, pelo menos, um pouco melhor do que aquilo que existe agora. O motor do progresso e do desenvolvimento das empresas é a inovação ação que resulta na realização do novo. E, como resultado da nossa crença de que o progresso está intrinsecamente ligado a uma coisa boa, sentimos que tudo que vem com uma etiqueta escrita inovação (ainda que imaginária) muito provavelmente será também uma coisa boa. Inovação, um daqueles termos demasiadamente usados por tantas pessoas e empresas, especialmente na literatura de gestão, revela-se agora um pequeno segredo como sendo a melhor e mais sustentável maneira de melhorar a competitividade, aumentar os lucros, o volume de negócios e o alcance maior e melhor de praticamente tudo. Mas indo além desse entusiasmo sonhador por progresso e do culto centralizado em torno do termo inovação, é realmente a hora de apresentar respostas a questões importantes como: Qual o uso real do progresso? Qual o valor do novo? Será que uma inovação faz tudo melhor ou apenas diferente? Essas e outras questões são abordadas e analisadas neste livro, que tem o objetivo de propor uma nova variável quantitativa para expressar o valor e a importância do termo que cunhamos: InnovationQuality (Qualidade da Inovação), ou simplesmente InQ. Obra de interesse para empresários/empreendedores que tenham negócios focados em inovação, estrategistas das áreas de produto e de marketing, profissionais das áreas de desenvolvimento de produto, novos processos, novos métodos, pesquisa e desenvolvimento, além dos gerentes de projetos. Leitura indicada para as disciplinas Inovação, Inovação Organizacional, Gestão da Inovação, Gestão da Tecnologia, Desenvolvimento de Produtos e Gestão de Projetos dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração e Engenharia de Produção, bem como em MBAs.