A qualidade da interação humana está indelevelmente associada à qualidade da comunicação, pelo que constitui um dever ético de todo o profissional de saúde conhecer e utilizar as melhores ferramentas de comunicação como garante do valor terapêutico da relação. Mas a comunicação não é apenas um "dom", uma característica inata de uma pessoa a comunicação ensina-se e aprende-se. Este livro sobre comunicação clínica e relação de ajuda é um guia orientador para todos os profissionais e estudantes da área da saúde que pretendam melhorar as suas competências de comunicação, contribuindo para uma melhor utilização da comunicação na humanização dos cuidados de saúde. Os seus conteúdos estão organizados, essencialmente, em cinco eixos: ·Conhecimentos básicos sobre a comunicação; ·Estratégias específicas para aumentar a eficiência da comunicação, quer seja no processo diagnóstico, quer seja no processo terapêutico, ao longo do ciclo vital e em contextos específicos; ·Principais alterações da comunicação; ·Requisitos a integrar na organização de uma entrevista/consulta; ·Estrutura da relação de ajuda profissional como intervenção, para capacitar as pessoas na resolução de problemas de forma autónoma. Escrito de forma clara e acessível, este livro será certamente muito útil para todos os profissionais de saúde.