A Série Concursos Médicos constituí trabalho inédito e original, que se destaca na profusão de livros que procuram contemplar a preparação de candidatos a concursos médicos. A didática deste trabalho foi construída por especialistas em Pedagogia e Comunicação. Seu conteúdo, elaborado por docentes de diversas faculdades brasileiras, foi organizado pelo Editor do Volume. Cada um segue o modelo didático da Série, cujo Coordenador é o Professor Irineu Francisco Delfino Silva Massaia, Docente da Faculdade de Ciências Médicas da Faculdade de São Paulo. Na construção didática do presente volume - saúde Coletiva e Atenção Primária à Saúde -, chamam a atenção ícones, como: (1) o que representa uma informação de destaque no texto; (2) o que se destina a recomendar informação extratextual; (3) o voltado para reforçar algum conceito; (4) o que anuncia algum termo relevante ao tema do capítulo; (5) o objetivado para o despertar da reflexão nos alunos, e, finalmente, (6) o último, que se conecta com leis, decretos e portarias. Seu conteúdo, está organizado nos seguintes eixos e temas: condições de vida e saúde, recursos humanos em saúde, políticas de saúde e organização dos serviços de saúde, violência e causas externas, trabalho e saúde e atenção primária à saúde. Saúde Coletiva e Atenção Primária à Saúde apresenta 1 Coordenador da Série, 1 Editor do Volume, 35 Colaboradores, 6 seções, 25 capítulos, num total de 240 páginas. Seu público-leitor é formado por candidatos a concursos médicos, especialistas e residentes em Saúde Público e médicos de família.A Série Concursos Médicos constitui trabalho inédito e original, que se destaca na profusão de livros que procuram contemplar a preparação de candidatos a concursos médicos. A didática deste trabalho foi construída por especialistas em Pedagogia e Comunicação. Seu conteúdo, elaborado por docentes de diversas faculdades brasileiras, foi organizado pelo Editor do Volume. Cada um segue o modelo didático da Série, cujo Coordenador é o Professor Irineu Francisco Delfino Silva Massaia, Docente da Faculdade de Ciências Médicas da Faculdade de São Paulo. Na construção didática do presente volume - Saúde Coletiva e Atenção Primária à Saúde -, chamam a atenção ícones, como: (1) o que representa uma informação de destaque no texto; (2) o que se destina a recomendar informação extratextual; (3) o voltado para reforçar algum conceito; (4) o que anuncia algum termo relevante ao tema do capítulo; (5) o objetivado para o despertar da reflexão nos alunos, e, finalmente, (6) o último, que se conecta com leis, decretos e portarias.