De forma expressiva, o gás natural é utilizado como combustível veicular (GNV) no Brasil desde a década de 1990, principalmente em carros de passageiro. Já a expansão do uso do gás em veículos pesados (ônibus e caminhões) tem enfrentado barreiras. Este recurso energético é reconhecido em diversos países como bastante interessante na substituição de óleo diesel em frotas de veículos pesados. Estudos científicos comprovam vantagens obtidas através da utilização de um combustível menos poluente, mais barato e amplamente disponível. A questão da poluição nas grandes cidades, assim como a necessidade da mitigação das mudanças climáticas coloca o gás natural como uma solução relevante. O objetivo deste livro foi demonstrar como os conceitos modernos de transporte sustentável convergem com estratégias de promoção de utilização do gás natural veicular no transporte, como substituto ao óleo diesel. Este livro reporta alguns dos resultados dos pesquisadores do Instituto de Energia e Ambiente e do Research Center for Gas Innovation (RCGI) (iniciativa conjunta entre FAPESP e SHELL do Brasil). As pesquisas foram fomentadas com o apoio da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do estado de São Paulo (ARSESP) e da Gas Natural Fenosa, uma das concessionárias que atuam na distribuição de gás natural no estado e São Paulo. O livro organiza-se em oito capítulos. O primeiro capítulo discute de maneira clara e concisa os conceitos gerais que nortearam este estudo, tais como transporte sustentável e sua aplicação à operação de coleta de lixo. O segundo capítulo descreve as principais característica técnicas e econômicas do GNV, bem como sua história e aspectos regulatórios. O terceiro capítulo apresenta o conceito de Corredores Azuis e discute como estes se relacionam com a utilização de caminhões de lixo a GNV. O quarto capítulo relata as experiências estudadas de uso de GNV em frotas de caminhões no mundo e os principais aprendizados extraídos delas.