O livro aqui apresentado é fruto de um convênio institucional entre a Capes e a UPE no âmbito do Programa de Iniciação à Docência. Esse programa é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para as licenciaturas que tem por objetivo aperfeiçoar e valorizar a formação dos professores do ensino básico. A Portaria 096/2013, da Capes, afirma que o Pibid tem por finalidade principal fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Na Universidade de Pernambuco (UPE) o programa se desenvolve no âmbito de seus quatro Campi. O Campus Petrolina (sertão), Campus Garanhuns (agreste), Campus Mata Norte (zona da mata) e Campus Santo Amaro (região litorânea), os quais concentram diversos cursos de licenciatura que participam do Projeto Pibid/UPE (edital Capes 61/2014): Pedagogia, Letras, Ciências Biológicas, Matemática, Geografia, História, Computação, Ciências Sociais e Educação Física, que oferecem formação para o magistério da Educação Básica. Tem como objetivo a intervenção pedagógica em escolas de educação básica. Desde março de 2014 vem cumprindo com seu objetivo através da efetivação das práticas pedagógicas inovadoras e interdisciplinares que de forma eficaz resultam na melhoria da qualidade do ensino. A diversidade geográfica e cultural permitiu a elaboração de subprojetos, que atendem à demanda local, se integrando ao projeto institucional gerido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UPE).