Neste livro relata-se a inserção de tópicos de física ambiental no ensino médio na Amazônia Legal do norte de Mato Grosso, onde se desenvolve um projeto de educação do campo embasado na teoria da aprendizagem significativa. A partir de experimentos didáticos e aulas de campo ancoradas em aulas teóricas, os conteúdos programáticos e os temas geradores foram contextualizados com agricultura familiar, produção agrícola e fatores climáticos. As atividades foram desenvolvidas sob o foco da temática agricultura, e problemática quais as influências dos aspectos meteorológicos para a agricultura na comunidade? Delimitou-se esta problemática em variáveis passíveis de serem aferidas pelos estudantes: velocidade do vento, temperatura e umidade relativa do ar, e radiação solar. Usando materiais descartados, os estudantes construíram uma estação meteorológica didática, coletaram dados, plotaram gráficos, correlacionaram estes dados e apresentaram os resultados em seminários na feira de ciências da escola. Os resultados da investigação exprimiram a eficácia do ensino por mapas conceituais na integração entre teoria e experimentação, favorecendo a aprendizagem conceitual e a percepção física ambiental dos estudantes.