O público-alvo deste livro são gestores empresariais (administradores, contadores, economistas etc.), acadêmi­cos dos cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Civil e demais pessoas que queiram usá-lo como um orientador ou como subsídio na gestão rumo ao sucesso. Este livro está estruturado em duas (2) partes sendo que a primeira parte conta com 5 (cinco) capítulos e a segunda parte com mais 6 (seis) capítulos, mantendo uma sequência lógica e com um encadeamento dos tópicos focados. I PARTE O Primeiro Capítulo: o primeiro capítulo desta obra mostra uma breve introdução à administração empresarial onde aborda-se os pilares da administração tradicional e pilares da administração moderna, sendo o pilar mental que precede os demais. Cria-se uma força invisível para contribuir na gestão e realização dos objetivos da empresa; essa força denomina-se de força oculta por ser invisível, mas é importante para o sucesso da atividade empresarial. O Segundo Capítulo: focaliza a criação ou em outras palavras a definição de um objetivo bem definido, ou seja, onde a empresa pretende chegar, e para saber onde se pretende chegar é preciso saber onde se está, o que ocorre com uma análise da empresa, elaborando-se um diagnóstico com o uso das ferramentas de análise: indicadores financeiros, análise vertical e horizontal encadeada, para posteriormente definir o objetivo da empresa. O Terceiro Capítulo: trata do planejamento empresarial, apresentando os níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Na sequência identifica-se as oportunidades de aplicações dos recursos da empresa e finaliza com a definição do melhor caminho para a empresa atingir suas metas. O Quarto Capítulo: neste capítulo apresenta-se o planejamento de curto prazo, ou seja, o planejamento opera­cional onde apresenta-se suas partes através dos orçamentos de: receitas, custos, resultados, investimentos fixos e de capital de giro