Poderia a pedagogia ocupar-se com a formacao para o autogoverno? A presente obra persegue esta questao ao tomar como fio condutor de sua reflexao a Pedagogia Geral de Johann Friedrich Herbart. A condicao ontoantropologica de educavel e o pilar sobre o qual o filosofo e pedagogo alemao edifica sua proposta de acao pedagogica, pensada sob a triade do governo (Kinderregierung), da instrucao educativa (erziehende Unterricht) e da disciplina formativa (Zucht). Esta triade pretende proteger e salvaguardar a possibilidade de o sujeito realizar seu percurso formativo, assegurando a sua abertura ao mundo humano e das coisas, evitando que a infancia seja subjugada por quaisquer razoes. O sentido dado por Herbart a esses conceitos possui um sentido muito proprio, e em muitos momentos alvo de interpretacoes equivocadas e distorcidas. A acao pedagogica para o pedagogo e filosofo encontra seu fim na constituicao de pessoas fortificadas em suas personalidades e capazes de se autogovernar. A presente obra soma-se a um movimento de reinterpretacao e atualizacao do pensamento pedagogico-filosofico de Herbart como subsidio para pensar a formacao humana diante dos desafios atuais marcados pela fluidez e efemeridade.