O modo de trabalho e os métodos de gestão herdados do passado estão cada vez menos adaptados às turbulências do mundo moderno. Após a era do pós-industrial, começa a surgir uma nova era, na qual a informação e o conhecimento se transformam, novamente, em factores de produção, substituindo o solo e mesmo as máquinas-ferramentas ou o dinheiro. Nessa era informacional, na qual o fenómeno Internet apenas representa a parte emergida do glaciar das novas tecnologias relacionais, a flexibilidade e o timing tornam-se factores-chave, o conhecimento profundo do cliente, actual e principalmente do amanhã, constitui uma estratégia ainda mais importante. É na confluência da informação, do cliente e da responsabilização do indivíduo que as empresas e os empresários do 4.° tipo se deverão reposicionar e reconfigurar continuamente. Este livro dirige-se essencialmente aos homens de ideias e de acção que são e deverão ser os empresários do 4.º tipo, cuja função será a de co-inventar o trabalho e as actividades do futuro, segundo formas de organização sempre mais flexíveis. BRUNO LEMAIRE, diplomado na Universidade de Harvard, doutorado em Matemáticas e em Economia, consultor em estratégia, é professor na HEM e foi deão associado.