Há alguns anos um editor estrangeiro falava-me da repercussão do trabalho do professor Saltini, um brasileiro sempre lembrado nas conferências internacionais sobre psicologia genética, considerado um dos mais brilhantes discípulos de Piaget e fundador de uma escola com diferencial teórico e metodológico, com resultados bastante satisfatórios. Com essa informação cheguei até ele. Difícil foi convencê-lo a produzir um livro. Ofereci-lhe um espaço de uma coleção Afetividade e Inteligência , que estréia com este primeiro volumeA Emoção na Educação. Afetividade e Inteligência A Emoção na Educação defende uma educação escolar compromissada com a formação de pessoas livres, íntegras, criativas e amorosas, cuja vida seja pautada nos princípios de igualdade, justiça e cooperação, em que conhecer é pensar, é inventar, é descobrir e conectar as qualidades e atributos dos objetos recompondo com a capacidade criadora o real externo dentro da mente. Além da preocupação com o processo de aquisição de conhecimento e seu aprimoramento, a capacitação do aluno para enfrentar os problemas presentes e a construção de um espírito crítico e criativo para enfrentar o futuro, o presente volume traz outro elemento importante: a formação de um homem feliz. Afetividade e Inteligência A Emoção na Educação, vol. 1, de Cláudio Saltini, propõe um objetivo básico para a escola: criar espíritos criativos, capazes de compreender e transformar a sociedade, uma educação escolar capaz de aliviar o sofrimento do homem moderno. O ato de educar deve estar a serviço do desenvolvimento e do bem- estar do homem.