Transformações da política na era da comunicação de massa de Wilson Gomes, lançamento Paulus, vem mostrar o que não representa mais nenhuma novidade hoje em dia, a dependência, por parte da atividade política, dos recursos e das linguagens da comunicação de massa. Políticos profissionais planejam as suas ações com um olho no jogo político partidário e outro no jornalismo; governantes nem podem se dar ao luxo de abrir mão de um conjunto de profissionais de comunicação habilitados a uma gestão eficiente da sua imagem; ninguém que tenha recursos e competência se apresenta a uma eleição sem considerar as suas chances em face de cada um dos emes fundamentais: media, money e marketing. Só que em alguns casos a obviedade em demasia tende a simplificar demais o olhar. Todos parecem saber demais sobre a política que se tornou um mero espetáculo da mídia, sobre o fato de que os políticos deixaram de ser agentes para serem atores da cena televisiva, sobre o fato de que os marqueteiros e os consultores de comunicação é que afinal decidem as eleições. Este livro pretende de algum modo desafiar esse conjunto de certezas. Para isso, põe-se a examinar de perto cada uma das teses que tratam da interface entre comunicação e política: a profissionalização da política através das consultorias de comunicação, a cobertura jornalística da política, a construção das imagens políticas e a luta pela imposição da imagem predominante dos políticos, a fabricação da opinião pública, o controle político da comunicação, a espetacularização da política. Depois, contrapõe à evidência presente o argumento histórico: o que a política se tornou parece muito diferente daquilo que a política sempre foi? Por exemplo, fala-se hoje que a competição pela produção de imagens públicas consome grande parte das energias no campo político, mas esquece-se que as prescrições de Maquiavel aos príncipes incluíam cuidadosos conselhos para a gestão de imagens. Por fim, o autor procura examinar o que é de fato novidade e o que permanece constante na atividade política contemporânea. A política, afinal, é atividade variada, dotada de muitos sistemas de práticas e habilidades e com diversos propósitos. Assim, parece sensato perguntar-se se nas sociedades da comunicação de massa mudou a política como um todo ou apenas um dos seus sistemas? Em uma formulação original, o autor propõe que aquilo que mudou na política contemporânea em função da comunicação de massa é justamente uma dimensão da política que historicamente se modifica em virtude das alterações do meio ambiente da comunicação pública, permanecendo todo o resto inalterado. É uma leitura proveitosa para o estudante de graduação de Comunicação, Sociologia e Ciência Política, para qualquer leitor interessado nas questões decisivas situadas na interface entre política e mídia, mas é também um material sugestivo para incrementar o debate de ponta na área de pesquisa da Comunicação Política.