Neste trabalho serão discutidas algumas questões de ordem teórico-metodológica que orientaram a realização da pesquisa, sendo analisados o caso da Educação Comparada, a problemática das Representações e a questão da Etnicização. São abordadas a problemática do currículo e como no seu interior ocorrem as representações, a etnicização e o poder. O autor analisa ainda o modo como se fazem presentes as etnicizações e representações nos livros em geral e nos livros didáticos em particular. É discutida a importância da poesia, indagando-se se ela pode ser ensinada, investiga-se o trabalho do professor e os modos de introduzir o aluno no universo poético. Finalmente, são apresentados e analisados os dados coletados na pesquisa de campo realizada nas escolas de Moçambique e Brasil. Para o efeito são discutidas não apenas as representações e etnicizações da poesia nos livros didáticos de Moçambique e Brasil, mas também as entrevistas com os professores dos dois países. O autor procura apontar algumas constatações resultantes não só da análise dos livros didáticos de Português em termos da educação comparada entre os dois países, das representações e etnicizações, mas também os resultados das entrevistas com os professores de ambos os países. Buscam-se, enfim, respostas para as questões que nortearam a investigação e que revelam que a poesia constitui, pois, um elemento indispensável à formação dos professores e dos alunos e representa, no mundo de hoje, uma respiração profunda, permitindo a cada um reencontrar as suas próprias raízes. Considerando o fato de os livros didáticos se constituírem em um instrumento que dá visibilidade a práticas de letramento e a modos de ler os textos por elas instituídos, espera-se que este estudo possa também contribuir para a reflexão sobre a formação dos leitores.