A Responsabilidade Social é a atitude assumida diante da sociedade, quando os assuntos são: geração de emprego, aumento da qualidade de vida, arrecadação correta da carga tributária, pagamento de salários dignos, assimilação e transferência de tecnologia, ou qualquer outro fator que possa agregar benefício para a gestão e para a sociedade. Visando suprir grande parte dos anseios e das necessidades de pessoas que buscam informações sobre o tema e a sua inserção no contexto de gestão, tanto em organizações públicas quanto privadas, a obra apresenta, de forma simples, abordagens contemporâneas em inúmeras áreas de conhecimento. A primeira parte aborda o contexto histórico e conceitual da Responsabilidade Social, através de temas como ética, endomarketing social, indicadores de desenvolvimento social, sustentabilidade, entre outros. A segunda parte é voltada para a implantação de um Sistema de Gestão Social nas organizações, por meio das diretrizes empregadas nas implantações de sistemas, tais como ISO 9000 e ISO 14000, adaptadas para a ISO 26.000 e SA 8000, além de modernas ferramentas de análise e decisão gerencial. Na terceira e última parte, é realizada uma análise holística sobre o tema, com base no MEG (Modelo de Excelência em Gestão), bem como um ensaio intitulado OS Dez Postulados da Responsabilidade Social, além da demonstração de exemplos práticos de projetos sociais. O livro, organizado de forma abrangente, é indicado para todos os cursos do setor de Ciências Sociais Aplicadas e Jurídicas (Administração, Economia, Ciências Contábeis, Sociologia, Direito e Relações Internacionais).A obra tem como objetivo informar sobre a Responsabilidade Social e a sua inserção no contexto de gestão, tanto nas organizações públicas como privadas, além das de economia mista. Enriquecedor, o livro permite uma visão ampla sobre o tema.