Há o mundo e o conhecimento do mundo. Certamente seria falso dizer que a produção do conhecimento do mundo está restrita ao ambiente "intramuros" da Universidade. Há produção de conhecimento, inclusive acadêmico ou científico, em grande número de instituições e espaços externos à Universidade. Mas dificilmente alguém colocaria em dúvida que o mundo, em si, é a sede ou fonte sobre o qual o estudo do conhecimento se debruça. A redução do conhecimento a um enfoque auto-centrado na Universidade, assim, é um equívoco sério. Essa redução é mais grave quando se fala em interdisciplinaridade, em que há inúmeras dimensões de conhecimento a serem integradas. É inegável o aporte que os ambientes de pesquisa "Universidades e institutos isolados" podem ter para a geração de um conhecimento que seja conceitualmente sofisticado, interdisciplinar, e socialmente relevante e essas instituições da sociedade organizada são obviamente parte importante da equação da construção do conhecimento. Mas o ambiente extra-universitário, de grande complexidade, tem inúmeras contribuições a fazer. Este livro, Modelos Interdisciplinares Intra e Extramuros da Universidade, organizado por Dalmo de Souza Amorim e José Carlos Manço -ambos com toda sua carreira dedicada à Universidade, incluindo importantes experiências de formação interdisciplinar-, percorre ao menos parte dessa trajetória complexa, de integrar ambientes e contextos diferentes, dentro e fora da Universidade, em que se pratica um conhecimento integrado. O livro contém discussões que envolvem desde a concepção de universidades inteiras em uma perspectiva interdisciplinar até a organização de unidades de saúde que assim funcionem, desde a discussão de aspectos conceituais e filosóficos ligados à integração de disciplinas, até a construção de disciplinas e cursos cujos conteúdos estejam assim efetivamente entrelaçados. A transposição da ponte que atravessa o fosso separando o discurso vazio e uma prática interdisciplinar real revela experiências extremamente motivadoras e que recompensam do esforço.