O Projeto Ápis Língua Portuguesa promove a apropriação do sistema de escrita pelo aluno por meio da aprendizagem significativa, inserindo-o em situações reais de letramento, de leitura e de escrita, que o ajudará a desenvolver diferentes competências comunicativas. Apresenta unidades organizadas em torno de gêneros textuais, trabalhados em sequências didáticas que favorecem o desenvolvimento da proficiência leitora e escritora. Além disso, traz atividades reflexivas de gramática, que estimulam o conhecimento sobre a língua por meio do estudo contextualizado. Nesta reformulação, a obra aproximou seus conteúdos das habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), garantindo, dessa maneira, que os cinco eixos organizadores fossem contemplados: Leitura, Escrita, Oralidade, Conhecimentos linguísticos e gramaticais e Educação literária. Com sua diversidade de gêneros textuais, a obra disponibiliza importantes recursos para a formação leitora, como os projetos de leitura e as coletâneas de textos. Como material de apoio, o projeto conta com o Ápis Divertido (cartonado no 1º e no 2º ano), com material destacável e jogos que fazem do aprendizado um momento lúdico, e o Caderno de Atividades, que complementa o trabalho desenvolvido no livro. O Manual do Professor traz quadros de conteúdos, atividades complementares e orientações didáticas que facilitam o trabalho do professor. As autoras Ana Trinconi Borgatto, Terezinha Bertin e Vera Marchezi são professoras especialistas no ensino da língua portuguesa e desenvolvem, com base em suas experiências em sala de aula, situações reais e significativas de ensino. A obra favorece a apropriação do sistema de escrita pela criança e de instrumentos que a ajudarão a desenvolver diferentes competências comunicativas, inserindo o aluno em situações reais de letramento, leitura e escrita. A proficiência em leitura é trabalhada nas atividades de interpretação de textos em diversos níveis e continuada na coletânea de textos (1º e 2º ano) e no Projeto de leitura (2º a 5º ano). Os gêneros textuais que compõem a coletânea pertencem a esferas como a da vida prática, da literatura, do entretenimento, da tradição oral e inclui textos de diferentes linguagens visuais (pintura, capas de livro e de CD). A produção textual é desenvolvida na seção "Produção de texto" e está presente em quase todas as unidades da coleção. O eixo da oralidade é trabalhado em diversas seções da coleção. A seção Conversa em jogo visa promover diálogos com os alunos com a apresentação de opiniões sobre temáticas da unidade, tais como brinquedos ou desenhos, além de conversas sobre o tema de algum gênero trabalhado. O eixo de conhecimentos linguísticos é trabalhado de forma sistemática e com progressão de complexidade nos volumes da coleção. O projeto gráfico da coleção é adequado à proposta pedagógica da obra e ao aluno do Ensino Fundamental, apresentando seções e subseções organizadas por eixos, facilitando sua localização.