No Brasil, há mais de 2 mil instituições de ensino superior, das quais 90% são privadas. Este livro discute os problemas dessas instituições e propõe um modelo inédito de gestão baseado no planejamento estratégico e no uso de ferramentas de análise de competitividade. O modelo proposto difere de outros já difundidos por duas razões singulares: está formatado para organizações educacionais privadas que visam o superávit financeiro (todas) e baseia-se na análise e desenvolvimento do negócio educacional em mercados competitivos.No Brasil, há mais de 2 mil instituições de ensino superior, das quais 90% são privadas. Este livro discute os problemas dessas instituições e propõe um modelo inédito de gestão baseado no planejamento estratégico e no uso de ferramentas de análise de competitividade. O modelo proposto difere de outros já difundidos por duas razões singulares: está formatado para organizações educacionais privadas que visam o superávit financeiro (todas) e baseia-se na análise e desenvolvimento do negócio educacional em mercados competitivos.No Brasil, há mais de 2 mil instituições de ensino superior, das quais 90% são privadas. Este livro discute os problemas dessas instituições e propõe um modelo inédito de gestão baseado no planejamento estratégico e no uso de ferramentas de análise de competitividade. O modelo proposto difere de outros já difundidos por duas razões singulares: está formatado para organizações educacionais privadas que visam o superávit financeiro (todas) e baseia-se na análise e desenvolvimento do negócio educacional em mercados competitivos.