A produção do conhecimento na área de história da educação vem crescendo no Brasil de forma acelerada, adensando-se nos lugares de maior concentração de pesquisas e se estendendo para as várias regiões de modo que, atualmente, o país inteiro é palco de diferentes formas de investigação histórico-educativa. Considerando-se a grande diversidade das temáticas e a multiplicidade de iniciativas locais autônomas, vem sendo imposta a exigência de balanços periódicos que permitam uma visualização do conjunto da produção. Vários desses balanços já se efetivaram e outros estão programados. Entre os que se encontram em andamento, estão o 'Projeto 20 anos de HISTEDBR - navegando pela história da educação brasileira', que se propõe a fazer um amplo inventário das pesquisas realizadas no âmbito dos Grupos de Trabalho (GT) que integram o Grupo Nacional de Estudos e Pesquisas 'História, Sociedade e Educação no Brasil' ao longo dos seus 20 anos de existência, que se completam em 2006. Quanto aos balanços já realizados, o último deles, de iniciativa do GT-História da Educação da ANPEd, deu origem ao presente livro. Nele encontramos um mapeamento bastante extenso contemplando as regiões Norte-Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste sendo que, neste último caso, cada um dos seus quatro estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo) foi abordado em capítulos autônomos. Trata-se de uma valiosa contribuição à formação desta área, que interessa sumamente não apenas aos pesquisadores e professores de história da educação, mas a todos que atuam no âmbito educativo, uma vez que os estudos realizados sob o enfoque histórico incidem indistintamente sobre os mais variados aspectos que compõem o campo da educação.