Cinco professoras, apresentadas por uma psicóloga, nos oferecem um repertório de cem estratégias ou dinâmicas para tornar o trabalho em sala de aula mais gostoso e eficiente. A obra quer ajudar o professor a desempenhar sua missão de maneira alegre e positiva, no contexto da realidade em que atua: sua própria realidade, a dos estudantes e a de seus semelhantes, recriando e reconstruindo as participações lúdicas, reflexivas e sensíveis por meio de experiências que tornam a aprendizagem humana, num clima de tolerância, exigência imperiosa, na escola, para a convivência em paz e na liberdade. Tratam-se de modo conceitual as técnicas de autogestão grupal: o laboratório, a convivência e o jogo. Descreve-se o perfil do animador, que desempenha um papel decisivo nas estratégias e os jogos. Estes estão divididos em duas seções de cinquenta atividades. Definem-se, em seguida, os objetivos de cada uma delas e a maneira de executá-las, bem assim como o material de que se necessita. Acrescentam-se sugestões concretas para o desempenho do animador. Além disso, cada estratégia traz sugestão de recursos ou de textos compilados nos vinte e seis anexos.