Modernamente, a idéia ou intenção empresarial é um campo complexo chamado de Estratégia Empresarial. Além do mais, a nova ordem mundial, apontando para cenários de globalização da economia, exigindo novos padrões de competitividade para os negócios, está a impor às empresas readequações estratégicas e consequentes novos projetos, que devem ser gerados e analisados sob novas óticas e novos técnicas. Hoje em dia, um projeto de investimento empresarial pode envolver: Estratégia Competitiva, Mercado, Marca, Parcerias com Fornecedores, Parcerias com Clientes e Parcerias com Concorrentes, Terceirizações, Franquias, Fabricação, Logística, Gestão, Equacionamento Econômico Financeiro. Sem dúvida, houve um aumento de complexidade. Tendo em vista essas peculiaridades é que foi elaborada esta obra, visando repensar a elaboração de projetos empresariais. O livro é composto de quatro capítulos. Depois do texto introdutório (Capítulo 1), o Capítulo 2 propõe um modelo de mix-estratégico, ou seja, um conjunto de estratégias suficiente à orientação dos investimentos de uma empresa. O Capítulo 3 modela a elaboração de projetos empresariais, em que a geração dos parâmetros agrupados em suas partes tradicionais: mercado, logística/localização, sistema produtivo e equacionamento econômico-financeiro, é enfocada sob o novo prisma de transformação das estratégias em parâmetros concretos para a tomada de decisão sobre o negócio e consequente início dos projetos de engenharia, tendo em conta o novo ambiente com formação de redes de empresas e cadeias de suprimento.