Este livro é resultado da atuação profissional e acadêmica de Silvia Christina Madrid Finck e tem como embasamento sua tese de doutorado, cujo objeto de estudo foi a análise do cotidiano pedagógico do professor de Educação Física que atua na escola. O conteúdo presente nestas páginas considera e discute questões relativas ao âmbito pedagógico brasileiro, avaliando de que forma o professor ocupa um papel de destaque nesse cenário, seja como protagonista ou sujeito de pesquisa, seja como pesquisador. Ao considerar que a abrangência da profissão docente é fundamental quando se discute o futuro para o qual “a escola caminha”, a autora direciona o olhar do leitor para o cotidiano pedagógico, evidenciando abordagens que justificam uma concepção mais crítica da Educação Física e da formação inicial e continuada do professor. Aqui, o leitor encontrará uma reflexão crítica dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) que contemplam a disciplina, sendo também convidado a conhecer a percepção da UNESCO sobre a importância da Educação Física e do esporte na escola. Da análise dos aspectos educativos do esporte à importância sociocultural da Educação Física em sua relação com os meios de comunicação, esta obra é um desafio à transformação (contínua) do espaço escolar.