Temas instigantes são abordados neste livro. Os artigos foram escritos por educadores e pesquisadores que procuram entender o processo de ensinar a aprender, tecido com o apoio de ambientes virtuais de aprendizagem, presentes em escolas e instituições acadêmicas. Eles representam parte dos estudos do grupo NIEPACIS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Processos de Aprendizagem, Cognição e Interação Social), coordenados pela professora Doutora Jussara Martins Albernaz, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Espírito Santo. Foram selecionados os que tangenciam a informática educativa e a tecnologia computacional, mantendo a linha de interesse geral do grupo pelos processos de ensino-aprendizagem. Alguns examinam atividades que envolvem mais diretamente alunos e professores do ensino fundamental, inclusive alunos especiais, avaliando diferentes recursos utilizados, sobretudo lúdicos, construções e estratégias elaboradas, com o apoio de softwares educativos livres ou proprietários; outros se debruçam sobre políticas de uso computacional em escolas e a implantação de sistemas computacionais livres, analisando entraves, dificuldades e possibilidades, que impactam as atividades em sala de aula. Também são examinados e avaliados aspectos variados do ensino a distância em cursos de especialização oferecidos a professores. Há estudos sobre a produção de alunos do ensino básico com recursos tecnológicos e da Internet, mediados por contato presencial ou à distância, inclusão digital de idosos e uso da tecnologia computacional, inclusive por alunos de altas habilidades/superdotação do ensino fundamental.