Este livro apresenta uma visão integrada e inovadora da Governança de TI que pode ser adaptada a vários ambientes organizacionais. A partir de um modelo genérico, os autores detalham as etapas de implementação da Governança de TI, abrangendo o alinhamento estratégico da TI ao negócio, a elaboração do Portfolio de TI, as operações e serviços de TI, os modelos de relacionamento com usuários, clientes e fornecedores e, por fim, a gestão de desempenho da TI. São analisadas as características e benefícios de mais de 20 modelos de melhores práticas que podem ser aplicados aos processos de TI, dentre eles CobiT, CMMI, ITIL, PMBOK, PRINCE2, BSC, BS 7799, ISO 27001, ISO 12207, ISO 9001, eSCM-sp, SAS 70 etc., assim como as implicações de regulamentações externas como a Sarbanes-Oxley e o Acordo da Basiléia II sobre as atividades de TI. Outro ponto relevante do livro é um capítulo inteiramente dedicado ao outsourcing, que aborda os principais elementos da Governança de TI que influenciam a gestão de serviços terceirizados e mostra como os modelos de melhores práticas podem ser usados nesse contexto.