O objetivo principal da Pomares é difundir o trabalho que vem sendo realizado no sul do Brasil pela Fundação Vera Chaves Barcellos, instituição dedicada às artes visuais. A revista reserva espaço especial para textos nas áreas de história da arte, crítica de arte, curadoria e expografia, assim como para ensaios visuais realizados por artistas convidados. Desta forma, a publicação serve como fonte de referência para profissionais e estudantes dedicados às investigações no campo da arte contemporânea brasileira e internacional.Em edição bilíngue (port./esp.), este segundo número da Pomares destaca as exposições Pintura: da matéria à representação e Um Ponto de Ironia, além de artigos de Clarissa Diniz, que trata de forma instigante o tema da ironia da arte na contemporaneidade; Felipe Scovino, em um ensaio sobre erotismo e ironia na controvertida obra de Márcia X.; e Cristina Freire que fala sobre a produção subterrânea de artistas latino-americanos durante as ditaduras. Entrevistas, documentos, performances, fotografia e ação pedagógica são também alguns dos assuntos abordados pelos dez coautores desta edição.