O livro tem como objetivo oferecer informações sobre os aspectos da Administração, que são fundamentais para o pleno domínio da gestão do negócio e sua aplicabilidade através de ações simples, objetivas e claras. O livro aborda, entre outros, os seguintes temas - Conceito, processo e classificação; Custo Unitário; Diferença entre Custo e Preço; Custos de Matéria Prima (alimentar, não alimentar); Custos de Mão de Obra (temporário, contrato por tempo determinado, efetivo); Custos Diversos (EPI's, combustível, utensílios, material administrativo); Custos Fixos (leasing, depreciação, locação); Custos com Programas de Controles Legais e de Qualidade (custos fixos / variáveis); Custos com Encargos (sociais, tributários); Custo Financeiro; Elementos da Política de Estoques; Critérios da Avaliação de Estoques (preço médio, PEPS, UEPS); Método ABC de Controle de Estoque; Custo Total; Custo Padrão; Custo Real; Custo pelo Método da Ponderação ou Clássico; Fatores que interferem nos custos; Gestão por objetivos; Planejamento de custos; Análise e controle dos custos.