Este livro surgiu do desejo de socializar com outros educadores as reflexões sobre as práticas inclusivas desenvolvidas pela autora durante a sua pesquisa de mestrado. O presente texto é fruto de alguns anos de estudo, bem como de sua experiência como docente da rede pública de ensino estadual do Maranhão. Ao longo dos cinco capítulos que compõem o livro, questões como escolarização, acessibilidade, práticas inclusivas, preconceito, aprendizagem, tecnologias no ensino de pessoas com deficiência e outras nortearão o leitor nas reflexões aqui apresentadas. Vale ressaltar que a obra quer contribuir para a inclusão das pessoas com deficiência na educação, seja ela pública ou particular. Pois, aceitar a diversidade humana na escola e na sala de aula é reconhecer o indivíduo, em seu contexto cultural, sua forma singular, seu saber, suas atitudes e sua forma de aprender. Acima de tudo, por meio deste livro, busca-se ampliar as discussões sobre a educação de pessoas com deficiência para assim humanizar os ambientes e as práticas educativas de maneira inclusiva, pois só assim se educará melhor aqueles que necessitam de métodos e espaços pedagógicos apropriados às suas necessidades.