O consumidor constitui o destino final de todo produto que se desenvolva, seja este um bem de consumo ou especificamente um alimento. Tudo o que se venha a criar em um empreendimento tem como objetivo final a satisfação do consumidor, o que demonstra a força que este tem para o sucesso ou não de um negócio. Saber medir e interpretar as respostas dos consumidores é de fundamental importância. Assim, Análise Sensorial: estudos com consumidores apresenta texto didático e autoexplicativo, com exemplos práticos de diversos estudos realizados com consumidores. Esta publicação, composta por 10 capítulos Análise sensorial de alimentos, Testes de preferência, Testes de aceitação, Grupo de foco, Associação de palavras, Mapa de preferência, Características não sensoriais e o comportamento do consumidor: conceitos e métodos estatísticos de avaliação, Análise conjunta de fatores, Pesquisa de mercado aplicada à indústria de alimentos e Redes neurais artificiais: fundamentos e aplicações, é voltada para graduandos, pós-graduandos, professores e consultores das diversas áreas de Produção de Bens de Consumo, principalmente alimentos.