Este trabalho se orienta por uma visão geral da crítica em face do fenômeno estético e, em particular, pelos conceitos relativos à interpretação e à semiologia, articulando-se ao projeto de desconstrução das premissas básicas que determinam a historia da ciência e da cultura. Procura-se com ele: a) discutir o problema da significação pertinente à concepção de texto como instância de produção de sentidos; b) comentar a natureza, a função e a noção de escrita como prática, como jogo, cuja força significante inscreve-se na historia contemporânea como tentativa de elaborar um pensamento forte o bastante para abalar e corroer, de seu próprio interior, os conceitos cristalizados e classificados hierarquicamente dentro de um sistema essencialmente metafísico; c) relacionar a escrita e a leitura aos processos discursivos de critica e criação. Por fim, pretende-se depreender do discurso de Ítalo Calvino, em que critica e criação se fundem no meta-romance Se um viajante numa noite de inverno, a formulação de uma possível teoria da leitura. Esse romance, como jogo textual, mais que contar uma historia, se ocupa do sentido da narrativa; por isso, instrui um saber.