Frederico L. Behrends, que milita há mais de 30 anos no comércio exterior, mostra ao leitor o passo-a-passo para as empresas atuarem, de forma segura e objetiva, no desafiante mundo dos negócios internacionais. Esta vivência foi o grande motivo das edições continuadas deste livro. A obra é um verdadeiro manual para as empresas que buscam uma fonte de novas oportunidades no mercado externo para, assim, aumentar seus lucros e participar da inevitável globalização da economia. Entre outros temas discutidos no livro, podemos destacar o capítulo Formação do Preço de Venda para Exportação, técnica baseada num inédito processo de avaliação dos balancetes mensais da empresa. Os grandes temas internacionais também são debatidos pelo autor, como a estruturação da Alca - Área de Livre Comércio das Américas, a tentativa de formação de uma Área de Livre Comércio entre o Mercosul e a União Européia e a atual Rodada de Doha da OMC. Ao final do livro, há uma série de exercícios para que o leitor pratique e melhor entenda as matérias expostas.