O livro "Atividades de alfabetização: teoria e prática na utilização do nome próprio" apresenta como tema principal a importância do nome próprio no processo de alfabetização inicial, particularmente na construção do código de escrita alfabética. Sempre articulando a teoria com a prática pedagógica, a autora mobiliza o leitor para reflexão, trazendo informações para as seguintes questões: Quando o nome torna-se um modelo estável? Por que desenvolver atividades com nome próprio do alfabetizando? Para que desenvolver determinada atividade? Quando propô-la? Como apresentá-la e torná-la um desafio cognitivo superável? e Como avaliar a atividade realizada pelo aluno? A partir dos nomes de uma classe real de alunos de primeiro ano, este livro traz uma sequência de atividades que ilustram e orientam o trabalho pedagógico. Tais atividades, feitas as devidas adequações referentes aos nomes, podem ser realizadas com alunos em classes de alfabetização, ou mesmo individualmente. "Atividades de alfabetização: teoria e prática na utilização do nome próprio" revela o alfabetizando que faz do seu nome próprio um elemento indispensável na construção de um conhecimento.