Nesta obra, o autor recomenda a atenção do professor com respeito aos conhecimentos que são necessários para desenvolver práticas pedagógicas relacionadas com o ensino e a aprendizagem dos conteúdos pertinentes à temática Análise Combinatória. Por meio de alguns exemplos e a diversificada proposição de problemas de contagem, o autor considera possível que o leitor se aproprie dos necessários conhecimentos para compreender, desenvolver e exercitar o raciocínio combinatório - uma ferramenta matemática indispensável para o domínio de diferentes técnicas de resolução de problemas de análise combinatória e de probabilidade -, consoante o fato de que o pleno domínio deste raciocínio possibilita ampliar a imagem conceitual acerca de outras técnicas de contagem, necessárias para resolver outros tipos de problemas de contagem. Importante ressaltar que em respeito à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às sugestões presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), todos os [...]Nesta obra, o autor recomenda a atenção do professor com respeito aos conhecimentos que são necessários para desenvolver práticas pedagógicas relacionadas com o ensino e a aprendizagem dos conteúdos pertinentes à temática Análise Combinatória. Por meio de alguns exemplos e a diversificada proposição de problemas de contagem, o autor considera possível que o leitor se aproprie dos necessários conhecimentos para compreender, desenvolver e exercitar o raciocínio combinatório - uma ferramenta matemática indispensável para o domínio de diferentes técnicas de resolução de problemas de análise combinatória e de probabilidade -, consoante o fato de que o pleno domínio deste raciocínio possibilita ampliar a imagem conceitual acerca de outras técnicas de contagem, necessárias para resolver outros tipos de problemas de contagem. Importante ressaltar que em respeito à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às sugestões presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), todos os currículos de Matemática para a Educação Básica devem recomendar aos professores contemplar o ensino de noções básicas de Análise Combinatória e Probabilidade desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, estendendo-se ao final do Ensino Médio.