Esta coletânea é fruto da experiência de vários pesquisadores em suas especialidades - Psicologia e Educação - e tem o intuito de fornecer contribuições relevantes e significativas concernentes às pesquisas desenvolvidas por seus autores. O livro foi organizado em três sessões, constituindo três eixos temáticos: I) Família, Aprendizagem e Desenvolvimento; II) Os Processos de Ensino-Aprendizagem; III) O Cotidiano do Trabalho Docente, contemplando assuntos atuais que têm gerado inquietações entre pais, educadores e profissionais da saúde. São estudos oriundos de trabalhos acadêmicos, portanto, fundamentados cientificamente. Versam sobre o cotidiano escolar e sua interface com a família, a relação professor-aluno, considerando os aspectos afetivo-emocionais e a linguagem em questão, bem como as representações sociais dos docentes sobre adolescência e as dificuldades da prática educacional. Outra temática abordada refere-se ao adoecimento psíquico do professor em virtude dos desafios enfrentados na atividade educativa, o que pode vir a acarretar processos como estresse e burnout.