O texto é uma análise das ações de capacitação e aperfeiçoamento de professores, desenvolvidas pelo Governo do Estado do Paraná, durante o período de 1961 até 1982. O objetivo deste trabalho foi revelar e discutir as ações desenvolvidas pelo governo paranaense e as características do aperfeiçoamento dos professores que ensinavam Matemática no Paraná. As fontes utilizadas neste estudo abrangeram uma infinidade de tipos, entre elas: relatórios de secretários de governo que atuavam na pasta da Educação, documentos relacionados às normas e regulamentações oficiais do Governo do Estado do Paraná, ou seja, coletâneas de Legislação Educacional (1964 a 1979), materiais utilizados e distribuídos aos professores paranaenses durante os cursos de capacitação desenvolvidos pelo CETEPAR, registros dos cursos desenvolvidos pelo CETEPAR, certificados de participação emitidos aos professores e livros de registros desses cursos. As notícias de jornais sobre os cursos de capacitação juntamente com os depoimentos orais de professores que atuaram na organização possibilitaram entender o desenvolvimento das ações do governo paranaense nesses cursos. Os dados identificados e sistematizados possibilitaram tecer uma linha histórica da capacitação de professores no Estado do Paraná.