A questão da diversidade está, hoje, no centro da teoria social e da prática política e, nesse contexto, da educação, enriquecendo as discussões acerca da diversidade social, étnico-racial, de geração, de gênero, dentre outras existentes na sociedade e suas implicações no âmbito dos processos educativos. Encontra-se em desenvolvimento no cenário de reafirmação do compromisso com o fortalecimento do estado de direito e da democracia, uma nítida política tradutora de esforços para a universalização dos direitos do cidadão. Porém, tais esforços não devem se esgotar na adesão a novos protocolos, convenções ou mesmo na criação de novos instrumentos legais-racionais. É nesse contexto que se insere o presente livro. A partir da perspectiva dos estudos acerca da temática educação e diversidade, os textos que o compõem buscam, de diferentes maneiras e num horizonte de problematização e anúncio de alternativas ao projeto hegemônico, traçar contornos da diversidade característica de nossa formação social e dos desafios que circundam os universos educacionais, em particular as Instituições de Educação Superior, no sentido da questão da identidade e da diferença não ser reduzida a uma questão de respeito e tolerância para e com a diversidade e de uma educação que, para além de perpetuar relações de dominação na sociedade, possa colaborar para o desvelamento das relações de poder socioeconômicos, políticos, culturais e do desvelamento de ambiguidades e contradições sociais, onde, mediadas pelos princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.