Uma obra profusamente recheada de experiências e actividades ligadas ao domínio das ciências, caracterizadas pela facilidade de execução e pelo seu carácter prático. As instruções são de compreensão fácil e os resultados atrairão as atenções das crianças, provocando, igualmente, a sua imaginação. As competências desenvolvidas pelas actividades são as seguintes: Classificação - Exploração e desenvolvimento das capacidades para agrupar e ordenar. Medição - Qual é o maior? Mais comprido? Mais largo? Esta fase elementar do método científico, constitui, normalmente, um grande fascínio para as crianças, pelo que elas devem ser incentivadas a criar instrumentos de medição simples destinados a actividades quotidianas. Apropriação e utilização da relação espaço-tempo - À medida que as crianças crescem é-nos dado observar o modo como a sua concepção do espaço e do tempo se vai alargando. Como é que as coisas se alteram com a passagem do tempo? Quanto tempo é necessário até que uma semente desabroche? E para que as crianças cresçam? Comunicação - Os jovens cientistas adoram contar as suas experiências. A emoção que sentem em partilhar e comparar descobertas científicas, desenvolve as suas competências linguísticas e de leitura. Previsão e interferência - Este é, para a maioria dos adultos, o lado prático da descoberta científica. Primeiro supomos e depois ficamos a saber que certas coisas se podem passar de determinadas maneiras. Qual será a altura da planta, esta semana? Pode fazer-se uma previsão e verificar, depois, se a mesma estava correcta. Números - O uso dos números é essencial para dar início às descobertas científicas. As experiências divertidas ensinam, igualmente, às crianças, conceitos matemáticos que constituem a base da aprendizagem futura. ELIZABETH SHERWOOD é professora de crianças em idade pré-escolar e conhece em profundidade um número considerável de estabelecimentos de ensino pré-escolar alternativos. É coordenadora do Program AT RISK Pre--Kindergarten, na cidade de Collinsville, Ilinoiis. ROBERT WILLIAMS é professor associado de Ciências Naturais e de actividades ao ar livre para o Ensino Básico-1.º Ciclo, na Southern Illinois University. ROBERT ROCKWELL é professor e director do Departamento de Educação para a Primeira Infância da Southern Illinois University. Tem uma vasta e longa experiência na organização e aplicação de programas curriculares para crianças e problemas específicos de aprendizagem. Estes três especialistas são os autores de Ciência para Crianças, uma obra já editada pelo Instituto Piaget.