Este livro, Educação e os Processos de Formação Interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa, é resultado do Programa de Consolidação das Licenciaturas (PRODOCÊNCIA), executado na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), com o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), integrando os cursos de Pedagogia e Letras/Licenciatura. O projeto intitulado "Processos de Formação Interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa", desenvolvido ao longo de dois anos (2010-2012), visou à articulação entre formação inicial e formação continuada, bem como à valorização dos profissionais do magistério como agentes formativos de cultura e, como tal, da necessidade de seu acesso permanente a informações, vivência e atualização culturais e desde seu início foi a prova mais real de trabalho em equipe, posto que foi pensado e executado por alguns professores dos cursos de Letras e Pedagogia. Neste volume, são três partes principais que abrigam os textos resultantes das pesquisas desenvolvidas no interior de cada área temática. Na primeira parte, Língua, Literatura e Culturas hispânicas. Na segunda, Diversidade na Educação Básica: aportes teórico-metodológicos para o trabalho com o público escolar e, finalmente, A construção do currículo escolar. Para além de expressarem, apenas, um percurso de pesquisa, não temos dúvidas de que os capítulos deste livro proporcionaram aos discentes envolvidos uma experiência de interação entre ensino, pesquisa e extensão, conferindo um maior significado ao processo formativo desses discentes. Assim, reconhecemos que esta experiência tem sido antecipada pelos discentes, participantes do PRODOCÊNCIA, concedendo um diferencial à sua formação inicial para a docência, partilha que temos a grata satisfação de fazer com o leitor.