Hoje, mais do que nunca, o aprendizado da criança e do jovem se dá também fora dos limites da sala de aula. Os meios de comunicação de massa, a despeito de aspectos francamente deploráveis, possibilitam fazer da informação um meio de formação de caráter e de disseminação de valores éticos fundamentais. Especialmente a imprensa escrita assume papel de destaque no cenário educativo. Textos de jornais e revistas revelam-se útil complemento ao material didático utilizado na escola, uma vez que se reforçam os benefícios e a necessidade da leitura, prática indispensável à constituição psicocultural do ser humano. O ponto de vista contemporâneo dos temas abordados oferece mais aprofundamento e dinamismo na discussão de determinados conceitos. Um dos aspectos elementares do jornalismo o dever de buscar e confrontar distintas versões relativas a um fato estende-se a esse tipo de pedagogia: ensina-se a importância de haver uma perspectiva ampla na compreensão do que se lê. Dotado de uma visão mais madura e abrangente, o aluno se torna mais bem preparado para assimilar e debater questões presentes no dia-a-dia. Solidariedade e voluntariado, assuntos-chave deste livro, são exemplos sempre atuais dessas questões. Aqui, o leitor encontra textos esclarecedores acerca do assunto, organizados de forma a: a) mostrar como os valores em questão ganharam espaço de notícia, b) analisar a gênese desses valores e sua presença no cotidiano, relacionando-os a elementos histórico-políticos de capitalismo, neoliberalismo e globalização, e c) caracterizar o trabalho voluntário como decorrência natural da solidariedade.