Esta é a segunda edição, enriquecida com mais uma pesquisa, desta obra oportuna e necessária. Oportuna porque é atual na discussão sobre os rumos da educação; necessária pelos temas expostos, que vêm, de maneira lúcida, preencher lacunas na literatura especializada. Com maior clareza e objetividade, as reflexões apresentadas deslindam questões atuais, com o objetivo de se construir uma práxis revolucionária em Educação. A obra coloca em debate as principais temáticas da Educação neste terceiro milênio, discorrendo com proficiência sobre as políticas neoliberais, abordando-as, fundamentalmente, sob as perspectivas da História e da Filosofia da Educação, abrindo, assim, novos portais para atender às necessidades de crítica da pós-modernidade, cujo foco se fixa no binômio globalização x humanismo. As quatro linhas temáticas, que servem de diretriz para esse trabalho, entrecruzam-se em trajetória comum ou conexa, recombinando-se em novos contextos, para novos debates. E é exatamente no conjunto dessas circunstâncias que se pode observar o processo criativo da autora, já demonstrado, mais uma vez, em seus outros livros.