Apresenta de forma simples, didática e clara conceitos de estatística descritiva e probabilidades aplicados à gestão empresarial, com uma grande variedade de exemplos e exercícios. Está distribuído em quinze capítulos, que abordam, inicialmente, o uso da estatística descritiva, incluindo a análise exploratória de dados, o uso dos gráficos, a análise com base em medidas de posição central, dispersão, ordenamento e forma. Posteriormente, discute aplicações de probabilidades e de distribuições de probabilidades. Contém também as técnicas da estatística inferencial, com construção de intervalos de confiança e testes de hipóteses de médias e proporções para uma ou duas amostras, tópicos de análise de regressão e correlação - incluindo ajuste por mínimos quadrados, estimativas de coeficientes de regressão e correlação, A obra transmite os principais conceitos associados à Estatística, disciplina cada vez mais relevante no competitivo ambiente dos negócios. Por se tratar de um texto aplicado, os objetivos derivados e os tópicos abordados tentam ilustrar o uso da Estatística no processo de tomada de decisões, os cuidados e eventuais desafios e soluções existentes. Por ser um livro destinado a um público formado por profissionais relacionados às áreas de negócios, como administradores, economistas, contadores, analistas de sistemas, algumas ferramentas auxiliares são comentadas e discutidas no texto. Dentre os recursos computacionais ou eletrônicos disponíveis, optouse pelo uso no texto de exemplos e aplicações da calculadora HP 12C. Livro-texto para as disciplinas relacionadas ao ensino de Estatística nos cursos de Administração, Contabilidade, Economia e Engenharia da Produção. Leitura complementar para as disciplinas relativas à Pesquisa de Marketing ou Metodologia da Pesquisa.