Este livro parte do ponto de vista do aluno para compreender a aprendizagem de música a distância. O autor é inserido como aluno em disciplinas online de cursos de Licenciatura em Música a distância de duas universidades federais. Buscando identificar os papeis do docente, discente, gestores e tecnologia no processo de educação a distância, foram confrontas ideias defendidas por autores de educação a distância e educação musical com a realidade vivenciada nos cursos de música ligados a Universidade Aberta do Brasil, assim, dando voz aos alunos para relatar o cotidiano vivenciado por eles. Além da experiência discente em cursos online, são apresentadas questões sobre histórico e estrutura da educação a distância e modos de transmissão musical, discutindo como ocorre a aprendizagem de Música mediada pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) na pós-modernidade em suas diversas possibilidades, de acordo com as metodologias empregadas em disciplinas de cunho prático e teórico em Música. Alunos foram entrevistados para complementar a visão discente sobre o processo de aprendizagem de música como conhecimento de primeira mão em um curso universitário. O livro visa preencher a lacuna de relatos e observação participante como discente, priorizando a visão dos modos de aprendizagem (visão discente) às formas de ensino (visão docente). O livro é destinado tanto aos professores e pesquisadores que estão interessados em pesquisas de educação a distância sob o ponto de vista discente quanto aos músicos e instrutores de Música que buscam através das novas Tecnologias da Informação e Comunicação um caminho para complementar o ensino, abrangendo as especificidades da área da Música.