As escolas do campo multisseriadas são espaços marcados predominantemente pela heterogeneidade, reunindo grupos de alunos/as com diferenças de série, sexo, idade, interesses, domínio de conhecimentos e níveis de aproveitamento. Essa heterogeneidade, inerente ao processo educativo, deve ser afirmada na elaboração das políticas e das práticas educativas para o meio rural. Tornar visíveis os saberesfazeres das professoras alfabetizadoras dessas classes é importante para a compreensão e a sistematização deles. Acreditando nessa proposição, o objetivo principal deste estudo foi compreender e analisar, através das narrativas orais e escritas, os saberesfazeres das professoras alfabetizadoras no cotidiano das classes multisseriadas. O uso dessas narrativas possibilita a construção de outras compreensões acerca das experiências vividas, o que permitiu à pesquisadora estabelecer um diálogo entre os saberes da experiência e o conhecimento científico disponível. Intentou-se com isso, perceber o que as narrativas das professoras revelam sobre como organizam seus saberes para utilizá-los nas salas de aula, de modo que façam sentido e sejam efetivos para a docência nas classes multisseriadas. As principais contribuições do estudo dizem respeito às lições apreendidas dos saberesfazeres dessas professoras como possibilidade de sistematização e produção de um conhecimento acadêmico potente para a formulação e para o desenvolvimento de políticas públicas condizentes com as singularidades das escolas situadas em comunidades do meio rural.