"Se seu vizinho, cunhado ou amigo lhe disser que acabou de comprar uma ac¸a~o de determinada empresa por R$10, e você perguntar por que ele pagou esse valor, existe uma enorme probabilidade de ele: Olhar para você com cara de paisagem. Fingir que na~o entendeu a pergunta. Alegar que comprou porque algue´m disse que subirá. Afirmar que foi barato, sem saber explicar o porque^. Dizer que na~o sabe. Todas as anteriores. Todos os dias, milhares de participantes negociam ac¸o~es na bolsa de valores sem qualquer crite´rio de avaliac¸a~o. Compram e vendem com base em simples apostas sobre o que acham que acontecerá. Uma noti´cia ruim fara´ o mercado cair? Uma noti´cia boa elevara´ o valor das ac¸o~es? E´ muito comum, apo´s uma divulgac¸a~o de lucros extraordina´rios, ver as ac¸o~es da empresa cai´rem ou, apo´s uma divulgac¸a~o de prejui´zos, as ac¸o~es subirem. Por que isso acontece? Tudo depende da expectativa criada pela empresa no mercado. Se era a de lucrar R$1 bilha~o e lucra R$900 milho~es, mesmo sendo um bom lucro, na~o era o esperado e suas ac¸o~es tendera~o a cair. Neste livro, Jose´ Kobori ensina os conceitos ba´sicos de avaliac¸a~o de empresas para que o leitor constate que o valor de uma ac¸a~o nada mais e´ do que os lucros que a empresa provavelmente produzira´ no futuro. Ao concluir a leitura, você tera´ confianc¸a para investir em ac¸o~es e tornar-se so´cio dos melhores nego´cios do mercado, com seguranc¸a e rentabilidade."Voce compra ações a que preço? Seu colega de trabalho disse que está barato? Seu vizinho está comprando? Um desconhecido lhe deu uma dica? Nas lojas, nos supermercados ou nas escolas, todos são racionais em suas compras, sempre há um parâmetro de valor, sabem o que está caro ou barato. Já na bolsa de valores, por incrível que pareça, compram-se ações sem saber seu valor. Por que pagar R$10, R$20 ou R$30 em uma determinada ação? Como saber se está cara ou barata? Em "Análise Fundamentalista", José Kobori apresenta os métodos básicos utilizados pela análise fundamentalista. O valor de uma empresa está na sua capacidade de gerar lucros futuros. De nada vale um ativo que não gera receitas, ou que gera receitas, mas administra mal suas despesas. Encontrar o valor das empresas fará com que suas compras sejam conscientes, e seus investimentos tenham uma probabilidade maior de retornos consistentes. O livro não se destina a fazer comparações acadêmicas de modelos de avaliação, abordagens ou aprofundamento de teorias. O objetivo é trazer, de forma simples e didática, os conceitos de finanças. Não é uma obra para especialistas, mas uma dedicada aos iniciantes, com conceitos financeiros abrangentes e uma linguagem simples e direta, permitindo uma leitura dinâmica e um aprendizado rápido das ferramentas utilizadas pelo mercado. Voce compra ações a que preço? Seu colega de trabalho disse que está barato? Seu vizinho está comprando? Um desconhecido lhe deu uma dica? Nas lojas, nos supermercados ou nas escolas, todos são racionais em suas compras, sempre há um parâmetro de valor, sabem o que está caro ou barato. Já na bolsa de valores, por incrível que pareça, compram-se ações sem saber seu valor. Por que pagar R$10, R$20 ou R$30 em uma determinada ação? Como saber se está cara ou barata? Em "Análise Fundamentalista", José Kobori apresenta os métodos básicos utilizados pela análise fundamentalista. O valor de uma empresa está na sua capacidade de gerar lucros futuros. De nada vale um ativo que não gera receitas, ou que gera receitas, mas administra mal suas despesas. Encontrar o valor das empresas fará com que suas compras sejam conscientes, e seus investimentos tenham uma probabilidade maior de retornos consistentes. O livro não se destina a fazer comparações acadêmicas de modelos de avaliação, abordagens ou aprofundamento de teorias. O objetivo é trazer, de forma simples e didática, os conceitos de finanças. Não é uma obra para especialistas, mas uma dedicada aos iniciantes, com conceitos financeiros abrangentes e uma linguagem simples e direta, permitindo uma leitura dinâmica e um aprendizado rápido das ferramentas utilizadas pelo mercado.