Neste trabalho criativo, inteligente e bem escrito, Christiane Damien se debruça sobre a importância do trabalho de Jean-Antoine Galland, orientalista francês tido como introdutor do Livro das Mil e Uma Noites na cultura ocidental, para a obra do escritor francês Charles Nodier, conhecido e apreciado pelos escritores românticos brasileiros. Centrando-se num dos contos desse autor, “Os Quatro Talismãs”, Christiane esmiúça os elementos que apresentam analogia com o Livro das Mil e Uma Noites e vai muito além da simples comparação entre as obras, desenhando todo um conjunto de relações interiores e exteriores a ambos os textos. Sumário Agradecimentos Convenções gráficas A estética do prazer – João Baptista M. Vargas Introdução 1. Na senda das Noites As origens e os ramosA chegada das Noites à FrançaO cânone de Antoine GallandLes mille et une nuits: “la belle infidèle”2. Charles Nodier e o Oriente O orientalismo entre as luzes e o imaginárioO romântico salão do ArsenalUm lugar para Les mille et une nuitsO fantástico de Nodier3. Em presença das Noites O prólogo-molduraOs motivosOs temasNarrativa e permanênciaNota final Bibliografia