A Educação Especial, tradicionalmente realizada em escolas voltadas a um público específico, vem cedendo espaço gradativamente para as escolas regulares. É o que se pode chamar de Inclusão: a inserção de crianças com dificuldades específicas em uma sala de aula regular. Contudo, considerar a inclusão apenas o aspecto integrativo é algo muito superficial e contraditório ao conceito e ao propósito deste processo. Sendo assim, cabe ao profissional de Educação buscar meios de aprimorar sua prática atendendo efetivamente a esse público diversas vezes tão heterogêneo, alinhando sua conduta e intervenção às necessidades desse(s) aluno(s). Este livro proporciona orientações diversificadas e essenciais para quem vive o contexto escolar e considera as Necessidades Educativas Especiais (NEE) de forma ampla trazendo uma análise detalhada de diversos transtornos ligados à infância e à adolescência, fase à qual a educação infantil e o ensino fundamental estão relacionados. Trata-se de uma obra atualizada, mostrando os avanços e as pesquisas relacionados ao contexto da inclusão, e escrita por profissionais especializados, que lidam diretamente com as dificuldades e os transtornos de aprendizagem tanto nos consultórios como nas salas de aulas.