Trata-se de um livro que apresenta uma coletânea de textos que coloca em destaque três temas que estão intrinsecamente relacionados, quais sejam: criança, infância e Educação Infantil. São resultados de pesquisas realizadas por autores com formações diferenciadas, mas que têm em comum estudos de aspectos que permeiam o dia a dia de nossas crianças. Apresenta, portanto, temas variados que trazem como foco as crianças e a dívida histórica que o país tem para com esta grande parcela de pessoas, que demandam por políticas públicas, em prol de uma maior equidade para o desenvolvimento humano/social da população. Foi organizado em duas partes, que se complementam, na medida em que falam de crianças, suas infâncias e seu processo educacional. A primeira parte aborda fatores que descortinam marcas históricas que contribuíram para as dificuldades presentes nas vidas das crianças. Assim, os primeiros capítulos focalizam aspectos que interferiram, e ainda interferem, nas vivências das infâncias de diferentes crianças. Na segunda parte, os capítulos se voltam para análises sobre a Educação Infantil, que, como primeira etapa da Educação Básica, ainda está buscando condições (no sentido mais amplo) para se configurar como um espaço de qualidade educacional para todos(as) os pequenos(as) brasileiros(as). Assim, em um país que tem uma ampla costa e um território com características tão díspares, abordar questões que permeiam a realidade de nossas crianças é um desafio. Além disso, não podemos nos furtar a colocar em foco discussões sobre a primeira experiência de educação formal a Educação Infantil que podem transformar os atuais desafios em possibilidades para as gerações que nos sucedem. São aspectos que contribuem para manter o debate, que não vai se esgotar, mas que precisa ser mantido, qual seja: o que questionamos sobre a Educação Infantil presente nos diferentes lugares deste nosso imenso país.