A proposta apresentada por David Jonassen nesta obra tem como principal mérito contribuir para resolver uma das mais significativas questões relacionadas com o uso das tecnologias para fins educativos, isto é, a quase ausência de orientação clara e sustentada do ponto de vista teórico, sobre o que fazer, em concreto, com as tecnologias na Escola. O que parece ser particularmente significativo não é a dispersão de sugestões de utilização em função do potencial de cada nova tecnologia, antes o afastamento de grande parte delas de princípios teóricos, nomeadamente os de teor construtivista ou socioconstrutivista. Ora, é aí precisamente que se situa a principal contribuição do autor deste livro, ao propor, de forma organizada, sistemática e fundamentada em princípios sólidos de aprendizagem, uma visão muito clara, ainda que exigente, para o uso das tecnologias na aprendizagem. A ideia em torno da qual Jonassen organiza a sua proposta é a do computador como ferramenta que ajuda a pensar, do computador enquanto ferramenta de pensamento. Esta é, pois, uma obra que encerra uma visão particular sobre o uso das tecnologias, quando equacionadas em contexto educativo. Uma visão que valoriza sobretudo o seu lado instrumental ao serviço do desenvolvimento cognitivo dos indivíduos e, naturalmente, da sua capacidade de aprender.