Quanto tempo o professor investe em sua formação? De quantos cursos, congressos e reuniões discutindo o ideal de prática pedagógica participa? Nessa obra estão reunidas experiências de professores bem-sucedidos, bem como o perfil de mestre desejado por alunos do ensino médio no contexto atual. A autora investiga os processos vividos por tais professores, analisando suas trajetórias acadêmicas, suas histórias de vida, a prática em sala de aula e os recursos pessoais de cada um, o que lhe permitiu problematizar e distinguir os elementos marcantes de suas práticas. Dessa forma, ela amplia aspectos ainda pouco conhecidos da epistemologia da prática, relativos à mobilização dos saberes docentes. Busca também construir um referencial de análise dessas experiências, a fim de contribuir para a compreensão e a problematização dos fundamentos que sustentam a formação docente. Por entender que a formação de cada profissional é única, tendo em vista seu empenho e os recursos de que dispõe, não é apresentado neste livro nenhum tipo de roteiro ou guia. O objetivo da autora é promover a socialização de práticas que têm 'dado certo' no contexto definido, mostrando seus caminhos.