A avaliação, envolvendo programas e projetos sociais - mesmo que na história recente do contexto brasileiro venha sendo apontada como imprescindível - apresenta-se ainda incipiente, parcial e descontínua, destacando dados de caráter quantitativo. Avaliar qualitativamente ainda é considerado "trabalhoso", pelo fato de ter que dispensar esforços relacionados ao tempo e a parâmetros mais particulares e subjetivos que envolvem as ações. A presente obra destina-se aos interessados na construção de reflexões teórico-práticas sobre avaliação de projetos sociais, gestão participativa, universidade comunitária e extensão universitária. Por meio de uma linguagem simples, destaca a relação entre Estado e Sociedade Civil e sua atuação no atendimento às demandas da comunidade, o papel das universidades comunitárias no atendimento a essas demandas por meio da extensão universitária e aborda a avaliação como mecanismo de gestão. Por fim, apresenta um fluxograma avaliativo demonstrando os instrumentos que compõe o sistema de monitoramento e avaliação dos projetos sociais desenvolvidos pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Universidade que ao longo dos anos tem contribuído com desenvolvimento da comunidade em que está inserida.