Este livro Ensino de Línguas e Formação Interdisciplinar: diálogos entre docência e pesquisa é a prova mais contundente de trabalho colaborativo. Desde sua gênese, o projeto da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), elaborado no âmbito do Programa de Consolidação das Licenciaturas - Prodocência, iniciativa da CAPES, foi pensado e construído por um grupo de professores dos cursos de Letras e de Pedagogia. Este volume é, pois, resultado desse esforço conjunto de diversas ações concomitantes e complementares levadas a cabo no intuito de fortalecer a formação docente dos graduandos dos cursos envolvidos e de outras licenciaturas da instituição. A pesquisa recente sobre formação de professores tem atestado o quanto os cursos de licenciatura se distanciaram, ao longo dos anos, do seu real propósito, haja vista a demanda sociocognitiva e de formação contínua que se impõe aos jovens professores nos tempos de hoje. Nos diversos capítulos deste livro, o leitor encontrará resultados de pesquisas desenvolvidas por graduandos, sob orientação dos professores coordenadores as áreas integrantes do projeto institucional, cujo intuito é fazer compreender a distância que se observa entre as propostas governamentais e a prática pedagógica nas escolas da educação básica. Mais que isso, são sugestões de trabalho prático na sala de aula da educação básica e uma reflexão ímpar sobre a formação inicial docente. Este volume foi organizado em quatro partes, que reúnem os textos advindos das pesquisas desenvolvidas no interior de cada uma das quatro áreas temáticas: Na primeira parte, A pesquisa em alfabetização, Letramento e Leitura. Na segunda parte, Percursos da avaliação da aprendizagem de Língua portuguesa. Na terceira, Diferentes olhares sobre os gêneros textuais e, finalmente; na quarta parte, Novas tecnologias aplicadas à educação. Tal organização põe o leitor em contato com textos de abordagens bastante variadas que emergem da integração de diversos programas como PET e PIBID, além da Iniciação Científica Voluntária que mostram o quanto já se faz e o quanto há por fazer. Assim, consideramos que este volume representará significativa contribuição, mesmo que de forma modesta, aos estudos e pesquisas no âmbito do ensino-aprendizagem de língua(s) e da formação de professores, seja a inicial ou a continuada.