O livro "Uma Proposta Para o Ensino de Funções Quadráticas", do Professor Jonas Ricardo, é uma contribuição maravilhosa para os professores que procuram com prazer e determinação lecionar nos ensinos Fundamental e Médio. Ao promover a interação entre tecnologia e ensino em sala de aula, o autor nos brinda com uma maneira leve, estimulante e eficaz de associar o modelo tecnológico com o cotidiano em sala de aula. Ganham, logo, os professores que se utilizarem da metodologia, assim como os alunos que terão uma maneira significativamente mais lúdica de olhar a Matemática. Ao ler a obra do Professor Jonas Ricardo, lembrou-me o aluno Jonas em sala de aula. Sempre disposto a aprender, não aceitando os conceitos como apenas formas de entendimento superficial. Jonas já revelava evidentes sinais de que seria não só um profissional qualificado, como um profissional dedicado ao Magistério. Sua vontade de abraçar a docência já vinha em seus primeiros passos no Ensino Médio. Fica a certeza de que, com a publicação deste livro, ganham os docentes um importante reforço pedagógico. Também ganham os alunos que, em sua maioria já familiarizados com a tecnologia, passam a ter uma ferramenta espetacular para tornar assim a Matemática uma matéria em seu patamar de beleza e entendimento. A abordagem é clara e desfaz costumeiras dificuldades. Este livro propicia amplos subsídios para os que querem ensinar e uma ferramenta precisa para aqueles que querem aprender de um jeito mais humano de verificar as coisas outrora complicadas. Para finalizar, o livro produzido pelo Professor Jonas Ricardo tem importância não só pelos conceitos colocados em pauta, mas também por suavizar a dureza desses conceitos, humanizando fórmulas e teoremas. Há de se louvar, portanto, a feliz e proveitosa trajetória do autor, de aluno carismático a professor capacitado e atuante. Parabéns, Professor Jonas Ricardo, sua obra certamente constitui preciosidade para o Magistério, alunos e apreciadores [...]