As discussões sobre a gestão do desempenho humano têm sido concentradas tradicionalmente nos indivíduos e nas suas consequências para o desenvolvimento de competências e administração de sistemas de compensação. Hoje, a abordagem utilizada nas grandes corporações foge a essa regra e mira as organizações em si como fonte de análise. No livro Gestão Estratégica de desempenho: Otimizando o capital humano das organizações, a autora Neyde Vernieri Lopes, reconhecida pesquisadora e consultora de Recursos Humanos, nos apresenta o tema com um enfoque inovador na literatura brasileira. Isso porque ela toma a organização como o parâmetro a ser considerado no gerenciamento da performance humana no trabalho, e não os indivíduos isoladamente, como a maioria dos analistas o faz. Assim, a consultora cria um modelo de gestão estratégica que permite que o gerenciamento sistemático do desempenho humano seja a disciplina que torna possível envolver toda a organização em um esforço criativo consciente. Tudo com o objetivo de produzir os resultados que farão a diferença junto à concorrência. Por esses motivos, Gestão Estratégica de desempenho: Otimizando o capital humano das organizações é leitura essencial para aqueles que desejam utilizar o pensamento sistêmico como foco de sinergia dos aspectos estratégicos mais importantes para o sucesso organizacional.